Irmãos Wright: os pioneiros dos Estados Unidos

Wright brothers pioneers of the United StatesAos irmãos Wilbur e Orville Wright é internacionalmente reconhecido o mérito de terem sido os inventores do avião. Oficialmente, o primeiro voo controlado de uma máquina mais pesada que o ar foi realizado a 17 de dezembro de 1903, em Kitty Hawk, no estado da Carolina do Norte.

O trabalho dos estadunidenses era recebido com ceticismo na França, país que, na época, registava o maior entusiasmo com os desenvolvimentos da aeronáutica e onde vários pioneiros trabalhavam no assunto. Só em 1908, num voo realizado próximo de Le Mans, os franceses puderam finalmente ver um avião dos irmãos Wright, bem mais avançado que o Flyer I criado em 1903. Os Wright fizeram um voo de 1 minutos e 45 segundos de duração, sendo capazes de voar em círculos, o que deixou o público impressionado, pois até então só tinha sido possível voar em linha reta.

Mais tarde, os Wright iniciaram uma empresa que veio a fabricar aparelhos, entre outros, para o exército dos Estados Unidos.

Quem inventou o avião?

É inegável que a projeção pública dos voos de Santos Dumont foi superior à dos irmãos Wright. À época, Santos Dumont trabalhava em Paris, no “centro” da aeronáutica mundial, enquanto os estadunidenses trabalhavam com maior discrição. Os críticos apontam que a falta de evidências sobre os voos em 1903 deveria colocar em causa a atribuição a eles dessa honra. Outros dizem que o Flyer I, por suas características técnicas, deveria ser considerado um planador e não um verdadeiro avião.

Seja como for, os Wright não pararam de trabalhar em 1903 e continuaram suas pesquisas em aeronáutica. Wilbur veio a falecer em 1912, por doença; Orville, que não tinha o talento executivo e empreendedor do irmão, vendeu a empresa em 1915 e faleceu em 1948, se tornando uma lenda da aviação estadunidense.

No futuro distante, talvez os historiadores deem menos importância “nacionalista” ao fato de os inventores terem trabalhado num ou noutro país, e mais ao fato de todos terem criado as condições para que o sonho antigo da Humanidade, voar nos céus, se tenha tornado uma realidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *